Na SP-Arte 2025, Instituto Sergio Rodrigues realiza ação inclusiva com a Fundação Dorina Nowill como parte das comemorações do centenário do mestre do design. A iniciativa promoverá uma experiência sensorial que une o legado do designer brasileiro e a inclusão, destacando a acessibilidade cultural na principal feira de arte do país.
Em 2025, a SP-Arte recebe uma iniciativa que une inclusão, arte e design, integrando as homenagens a um importante marco brasileiro: o centenário de Sergio Rodrigues, ícone do design, cujas comemorações já começaram e seguirão até 2027. A ação, que é resultado de uma parceria entre o Instituto Sergio Rodrigues e a Fundação Dorina Nowill para Cegos, promoverá uma experiência inédita, destacando o legado cultural do artista por meio de uma perspectiva inclusiva.
Algumas pessoas atendidas pela Fundação Dorina terão a oportunidade de explorar o universo criativo do designer, acompanhados pela equipe do Instituto Sergio Rodrigues, que conduzirá uma apresentação sensorial e interativa sobre sua obra. A experiência inclui suas icônicas poltronas e o mobiliário que revolucionou o design nacional, contextualizando a importância histórica e cultural de sua trajetória.
O lounge do Instituto Sergio Rodrigues na SP-Arte pretende ser um espaço onde inclusão e criatividade possam se encontrar, reforçando o papel da arte e do design como forças transformadoras.
“A inclusão é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e acessível, onde todos possam ter acesso à cultura e à arte de forma plena e transformadora. Por isso, estamos felizes em poder proporcionar essa experiência para os nossos atendidos” afirma Eduardo de Oliveira, presidente da Fundação Dorina Nowill para Cegos.
“Juntos, a Fundação Dorina e o Instituto Sergio Rodrigues mostram que a verdadeira arte é aquela que acolhe e inspira, sem limites”, finaliza Fernando Mendes, presidente do Instituto Sergio Rodrigues.
INSTITUTO SERGIO RODRIGUES NA SP ARTE
O Instituto Sergio Rodrigues apresenta na SP Arte 2025 um lounge exclusivo, onde estarão expostas 10 obras icônicas de Sergio Rodrigues, juntamente com um painel de 8 metros que ilustra as dez décadas de sua vida e obra.
Na sexta-feira, 04 de abril, haverá uma programação especial:
14h: Palestra com Fernando Mendes, presidente do Instituto Sergio Rodrigues e a curadora do Instituto, Maria Cecilia Loschiavo.
12h: Visita guiada para pessoas com deficiência visual, em parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos.
A participação do Instituto na maior feira de arte do hemisfério sul é parte das celebrações do centenário de nascimento de Sergio Rodrigues, que ocorrerá em 2027.
Sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos