O Instituto Sergio Rodrigues homenageia o mestre do design brasileiro, falecido em setembro de 2014, com o projeto Sergio Rodrigues, Seis Décadas de Design. Com realização do Ministério da Cultura e patrocínio do Itaú Cultural.
Inventor de um “design brasileiro”, Sergio Rodrigues (1927-2014) completou em 2014 seus 60 anos de criações pioneiras. Foram seis décadas de dedicação ao design, que balizam o que compreendemos hoje como nossa identidade diferencial no mundo. Em 1954, ele projetou o mítico Mocho, um banquinho de três pés que prenunciaria o curso de uma grande obra genuinamente brasileira, singular e atemporal. Em 2014, sua última criação foi a poltrona Benjamin.
Sergio Rodrigues é um mestre para produção cultural brasileira, de tantas maneiras que até se confunde com o próprio Brasil, com Brasília, com o Rio de Janeiro e com o nosso reconhecimento internacional. Criou mais de 1.200 criações, muitas das quais tornaram-se ícones de nossa maneira de viver, como a poltrona Mole. Durante toda a vida seguiu criando e transformando suas inquietações nesse mobiliário que é deliciosamente nosso, sempre de forma bem humorada, dando nomes inusitados aos seus objetos, “Chifruda”, “Vronka”, “Xibô”, quase como se fossem personagens afetivos de nossa história comum nestes trópicos. Essa obra de coerência única é mais do que reveladora de nossa cultura, é a própria cultura traduzida em elementos da mobília e da habitação.