BIOGRAFIA


voltar

Sergio Rodrigues - O Brasil na ponta do lápis

Texto e pesquisa: Regina Zappa
capítulos


P M G


A Taba para acolher a Oca

A experiência industrial com móveis semiartesanais

 

Na primeira fase, como já foi dito, a Oca vendia 95% dos móveis de São Paulo (de lojas como a Forma e a Ambiente, de São Paulo). Os 5% restantes eram desenhos de Sergio: o banquinho torneado (Mocho), sofazinhos, mesas de centro. Mas Sergio queria uma loja que atendesse a uma grande faixa de público. “Fiquei meio decepcionado porque como não eram industrializados (embora industrializáveis) meus móveis saíam do forno com preço bem elevado.” Ele percebeu também que as oficinas que executavam esses protótipos passavam a incorporá-los em suas linhas. Além disso, a demanda pelos móveis era crescente. Para solucionar tudo isso, Sergio começou a pensar em abrir uma fábrica.

Assim surgiu, em 1956, a primeira fábrica de Sergio no Rio de Janeiro. A pequena indústria foi batizada de Taba e ficava em Bonsucesso. Embora a ideia fosse fazer produção em escala industrial, a Taba ainda produzia de forma artesanal. “Dessa forma, a qualidade da matéria-prima não importava tanto no custo final e o jacarandá foi reabilitado, acabando com a supremacia do pau-marfim.” O Rio de Janeiro entrou para o mapa dos móveis nacionais modernos. Três anos depois da criação da Oca, Sergio já não importava mais móveis de São Paulo: 100% dos modelos eram criações suas. Em 1958 eram citados internacionalmente por Gio Ponti na sua Domus.

A experiência industrial foi um desafio para Sergio. No início, eram fabricados três ou quatro modelos de móveis de cada vez. Mas a demanda começou a aumentar e era preciso fabricar uma série maior. Anos mais tarde, ainda na Oca, Sergio abriu outra fábrica, esta bem maior, com 10 mil metros quadrados de área coberta, em Jacareí, no interior de São Paulo, que ele chamou de Oca.

Galeria Oca
A Oca lançava móveis, mas também artistas. Por esses eventos, ficou conhecida também como Galeria Oca. Entre muitos, Sergio lançou o pintor, escultor e gravurista Juarez Machado, que tinha vindo do Paraná e que se tornou célebre pouco depois. A arquiteta Dolly Michailovsky, que trabalhou com Sergio na Oca durante muitos anos, reforça o que muitos já sabiam sobre a personalidade de Sergio: “Sergio era de uma abertura incrível. Todos que tinham alguma relação com Sergio tornavam-se grandes amigos dele. Sempre valorizava o que a gente fazia. Com ele foi uma experiência humana, além de uma experiência de vida. Como criador ele era incrível. Um talento inacreditável. Era uma coisa que brotava dele. Não tinha muito método de trabalho, era solto, era artista. Vivia desenhando o tempo todo.”

Vista aérea da fábrica de móveis da Oca em Jacareí, São Paulo em 1965.
Vista aérea da fábrica de móveis da Oca em Jacareí, São Paulo em 1965.


Fachada da loja Oca furniture, em Carmel - Califórnia, Estados Unidos, 1965.
Fachada da loja Oca furniture, em Carmel - Califórnia, Estados Unidos, 1965.


Interior da Loja Oca furniture, em Carmel - Califórnia, Estados Unidos, datada entre 1965 e 1968, período de funcionamento da loja.
Interior da Loja Oca furniture, em Carmel - Califórnia, Estados Unidos, datada entre 1965 e 1968, período de funcionamento da loja.


Capa do catálogo da linha Meia Pataca, 1968. Logotipo criado por Goebbel Waine em 1963.
Capa do catálogo da linha Meia Pataca, 1968. Logotipo criado por Goebbel Waine em 1963.


Catálogo da linha Meia Pataca, 1968.
Catálogo da linha Meia Pataca, 1968.